ownCloud

Plataforma de colaboração segura

Um projeto de IT não começa com uma folha em branco. Há sempre sistemas de armazenamento, servidores, ferramentas de gestão de Cloud privada, administradores de registo, ferramentas de cópias de segurança e muito mais já implementado na empresa. ownCloud oferece opções de armazenamento, entre outras, para implementar. Se o armazenamento pode ser implementado no Linux, o ownCloud pode usá-lo: SAN, NAS, direct attached, virtual, definido por software ou onde seja necessário.

Com ownCloud também pode aproveitar o armazenamento já existente; FTP, Swift, S3, Dropbox, entre outros. Os administradores podem decidir armazenar os dados confidenciais nas instalações e os dados menos importantes na Cloud, enquanto todos os seus arquivos estão disponíveis através de uma única interface e permitem o cumprimento das políticas de controlo e segurança definidas.

Para ser compatível com tantos sistemas de armazenamento back-end, o ownCloud está desenhado para armazenar todos os meta dados de arquivos na base de dados do ownCloud. Isto inclui informação como atividade de intercâmbio, identificação de arquivos, entre outros. Para instâncias de ownCloud extremamente grandes, pode ser mais eficiente transferir parte dos recursos de gestão de arquivos e meta dados para sistemas de armazenamento de backup que suportam, por exemplo, versões ou arquivos compartilhados. Como a base de dados geralmente é um funil em sistemas extremamente grandes, fazendo o download dessas atividades e meta dados da base de dados, o desempenho melhora e o mesmo hardware pode ser dimensionado para suportar ainda mais utilizadores, particularmente útil para instâncias de grande dimensão.

Storage API

A nova API de armazenamento não só oferece melhor escabilidade, como também permite que o ownCloud aproveite o armazenamento que, até agora, não tinha sido visto em soluções de acesso a arquivos, como a fita. Desta forma, o ownCloud pode aproveitar o armazenamento mais económico possível, ao mesmo tempo em que fornece aos funcionários, parceiros e fornecedores a experiência sem atrito quando é necessário aceder aos seus arquivos.